O Refúgio Alegria do Pantanal faz parte da Fazenda Alegria, umas das primeiras fazendas estabelecidas na região. A fazenda foi fundada em 1900 por Paulino Gomes da Silva filho de Joaquim Eugênio Gomes da Silva, conhecido como "Nheco", que posteriormente originou o nome da região "Nhecolândia" no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

Nheco foi um dos primeiros desbravadores a estabelecer-se na região e o seu legado é observado até hoje na cultura pantaneira. A pecuária na região, em muitos aspectos, foi moldada por esses pioneiros, que adaptaram seus métodos ao ambiente dinâmico do Pantanal. A tradição da criação de gado solto, que se alimenta das pastagens naturais, foi uma inovação que ajudou a preservar a paisagem natural do Pantanal ao mesmo tempo em que permitiu o desenvolvimento econômico da região.

 

A Fazenda Alegria até hoje permanece de propriedade e operação familiar e mantém suas raízes fortemente ligadas com a proteção do bioma Pantanal e da comunidade e cultura local.


Nas últimas décadas nossa preocupação com a conservação da região resultou em diversas ações como a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) na propriedade e a busca pela certificação da pecuária orgânica.

 

O Refúgio Alegria do Pantanal é fruto dessa busca pela produção sustentável alinhada com a conservação ambiental.


Diferente de um hotel fazenda ou pousada, recebemos pequenos grupos focados em Birdwatching e pesquisa científica na região. Também realizamos parcerias com instituições interessadas em promover a conservação do bioma e das tradições pantaneiras.